A obter dados...
Em Almeida foram descerradas mais 7 placas de memória, da 2ª fase do projeto cultural "Almeida Vila de Escritores”, no passado Sábado dia 23 de Novembro, iniciativa da Junta de Freguesia de Almeida, da Associação dos Amigos de Almeida e do Solar São João - Casa Memória, que pretende homenagear para memória futura, os cerca de 35 escritores que nasceram, viveram ou faleceram em Almeida.
Desta vez, foram recordados num ato de cidadania, como realçou Augusto Moutinho Borges, do Solar São João - Casa Memória, as figuras da escrita, Orlando José Carvalho Victorino (Filosófo, produtor e realizador cinematográfico, radialista, crítico literário, político, escritor e jornalista. Criou as bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian); António Telmo Carvalho Victorino (Escritor, filosofo, historiador e professor); António Martinho Diniz Victorino (Advogado, escritor, poeta e jornalista); Brás Garcia de Mascarenhas (Militar, escritor, poeta e responsável inicial pelo acompanhamento da construção das muralhas de Almeida); Neftali da Costa Fonseca (Professor Universitário Extraordinário de Minas, Metalurgia, Mecânica Quântica e Física Nuclear, Diretor Técnico nas Minas de Carvão de São Pedro da Cova e escritor); Porfirio Augusto Moutinho (Comerciante, político e escritor. Foi Vereador na Câmara de Almeida, Presidente da Junta de Freguesia de Almeida e Vice-Provedor e Tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Almeida) e Mário Pires Bento (Economista, escritor, arqueólogo e etnógrafo. Foi Secretário na Câmara Municipal de Almeida).
No final da cerimónia, a sede da Associação dos Amigos de Almeida, recebeu uma sessão de Fados com a fadista Patrícia Costa acompanhada de José Pedro Melo e Francisco Moreira, num ambiente intimista e de convívio.
Publicado por: Freguesia de Almeida
Publicado em: 25-11-2024
Fonte original: Rádio Fronteira 106.9 FM Vilar Formoso
Consultar em: Ver original